Palestra aborda manuscritos de Leonardo Da Vincipor Mari Cleia Aparecida de Andrade
(IN: http://portal.uepg.br/noticias.php?id=1503 )
Impressões sobre o Código Atlântico de Leonardo da Vinci pontuaram a palestra do professor Paolo Galluzzi, diretor do Museo Galileo (Florença-Itália), primeiro evento da Associação de Pós-Graduandos da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), na segunda-feira (26/9), no auditório do PDE (Campus de Uvaranas). A partir do tema “L’ombra della luce: La mente di Leonardo da Vinci al lume di candela” (A sombra da luz: a mente de Leonardo da Vinci à luz de uma vela), Galluzzi fez considerações dos manuscritos do gênio italiano que integram o Código Atlântico, organizado pelo escultor italiano Pompeu Leoni.
Galluzzi considera um privilégio falar sobre um personagem múltiplo como Leonardo Da Vinci. Segundo ele, os manuscritos do Código Atlântico revelam uma nova forma de pensamento de Da Vinci, mudando sua maneira de trabalhar. “Ao invés das esculturas, trabalha com o intelecto, dedicando-se às ciências, como a Astronomia, Matemática, Geometria, Astronomia, Botânica, Zoologia, Arte Militar, Arquitetura, Mecânica, Hidráulica, Engenharia, Anatomia e Física”. Os textos mostram ainda o amadurecimento do artista e pensador, com uma reflexão mais profunda do seu pensamento.
Desde 1982, Paolo Galluzzi é diretor do Instituto e Museo Nazionale di Storia della Scienza, hoje renomeado MUSEO GALILEO, em Florença (Itália). É Presidente da Commissione Vinciana, e da Fondazione Scienza e Tecnica (Fondazione Rinascimento Digitale). É membro da Académie Internationale d'Histoire des Sciences. O Prof. Galluzzi é membro dos comitês científicos do Istituto dell’Enciclopedia Italiana e de outros prestigiosos institutos culturais estrangeiros.Preside também o Comitê Científico Internacional para a realização do Museu Nobel, por intermédio da Fundação Nobel de Estocolmo.
O Museu Galileo ganhou este ano o Prêmio Museus da Europa. Todo o ambiente do Museu foi remodelado e novas peças e relíquias estão expostas, incluindo mais dois dentes de Galileo e um de seus dentes (retirados quando do traslado dos restos mortais para a Igreja della Santa Croce, em Florença, onde repousa hoje os despojos do grande sábio italiano no tumulo monumental erigido quase duzentos anos depois de sua morte).
Na promoção da palestra a Associação de Pós-Graduandos (APG), contou com a parceria do Departamento de Artes da UEPG, da Pró-Reitoria de Pesquisa, do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Tecnologia da UTFPR, do Projeto Observatório da Educação da UEM (Laboratório de Criação Visual) e da Secretaria Regional da SBPC-PR.