INTERNATIONAL MEETING ON ART-SCIENCE

INTERNATIONAL MEETING ON ART-SCIENCE

SNCT 2019 e IX WORKSHOP DE ARTE-CIÊNCIA

SNCT 2019 e IX WORKSHOP DE ARTE-CIÊNCIA

;

VEJA TAMBÉM: http://arte-ciencia.snappages.com/

VEJA TAMBÉM: http://arte-ciencia.snappages.com/

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

PROGRAMAÇÃO E OFICINAS DO 1st INTERNATIONAL MEETING ON ART-SCIENCE



PROGRAMAÇÃO

Data do evento
25, 26 e 27 de novembro de 2010.

Carga horária: 20 horas.

Inscrições:
* Verifique forma de inscrição pelo site: www.galileo-400-anos.blogspot.com
* As inscrições devem ser realizadas via email: artesvisuais-pg@utfpr.edu.br
* A ficha de inscrição deve ser requisitada pelo interessado no email acima
* O pagamento da inscrição será no dia 25 de novembro de 2010 (Hall de entrada do bloco do PDE, das 14h às 17h)
* SOMENTE poderão participar da apresentação de Pôster, do Salão e das Oficinas, os inscritos que realizarem o pagamento
ENVIO DE PÔSTER: até dia 18 de novembro. Confirmação de aprovação via site: 20 de novembro de 2010
INSCRIÇÕES NAS OFICINAS: até dia 22 de novembro. Confirmação de inscrição via site: 24 de novembro de 2010


25/11/2010 (quinta feira)

Tarde:
*14h às 17h: Inscrições para o evento e entrega de material; inscrições para salão de arte, oficinas e pôsteres - Local: Hall de entrada do Prédio do PDE.
*14h30m às 15h30m: Reunião APAEP (Associação dos Profissionais em Arte-Educação no Estado do Paraná) – Local: Sala no Bloco do PDE
Noite:
*19h30 às 20h: Abertura oficial do evento - Local: Auditório do PDE
*20h às 20h30m:Composição da mesa - Local: Auditório do PDE
*20h30m às 21h30m: Palestra “O mundo do cinema” - Local: Auditório do PDE
*20h30m às 22h30m: Mesa redonda com: cineasta Julien Farrugia (França) e Prof. Dr. Marcos Cesar Danhoni Neves (UEM). Coordenador de Mesa: Prof. Nelson Silva Júnior (UEPG).
*23h: Sessão corujão - “2001, UMA ODISSÉIA NO ESPAÇO”


26/11/2010 (sexta-feira)

Manhã:
*9h às 12h: Organização do Salão e pôsteres - (local a definir)
Tarde:
*13h às 13h30m: Confirmação de presença/inscrições- Local: Hall de entrada do Prédio do PDE
*14h às 18h: Oficinas – Local: Salas (a definir)
*18hm às 18h30m: Intervalo
*18h30m às 19h30m: Apresentação de painéis e pôsteres - Local: Hall de entrada do Prédio do PDE
Noite:
*19h às 19h30m: Confirmação de presença/inscrições – Local: Hall de entrada do Prédio do PDE
*19h30m às 20h: Apresentação Performance – Local: a definir
*20h às 20h 30m: Lançamento de livros – Local: Hall de entrada do Prédio do PDE
*20h30m às 21h30m: Palestra “Uma nova visão do Universo” - Prof. Dr. Domingos Savio de Lima Soares (UFMG). Coordenador: Prof. Dr. Marcos Cesar Danhoni Neves (UEM) – Local: Auditório do PDE
*23h às 1 h: Sessão corujão Filme: “2010, O ANO QUE FAREMOS CONTATO” - – Local: a definir


27/11/2010 (sábado)

Manhã:
*9h30m às 10h: Confirmação de presença/inscrições – Local: Hall de entrada do Prédio do PDE
*10h às 12h: Sessão de filmes – Local: a definir
Tarde:
*12h às 14h: Intervalo
*14h às 16h: Tema: A ficção científica na arte e no cinema. Mesa redonda com: Cineasta Julien Farrugia (França); Profa. Giovana Simão (UEPG).Coordenador de mesa: Prof. Marcos Cesar Danhoni Neves (UEM) - Local: Auditório do PDE
*16h às 16h30m: Premiação e avaliação do evento. Resp. Profa. Josie Agatha Parrilha da Silva – Local : Auditório do PDE
*16h30m: Encerramento - Local: Auditório do PDE


INSTALAÇÃO - MICROCROMO-PSEUDOBACTÉRIA

RESPONSÁVEL: Profa. Júlia Ishida
RESUMO: A instalação terá como tema o filme Guerra dos Mundos. Apresentará elementos de cores e formas, a partir de elementos da biologia, bioquimica e arte.


VÍDEO-INSTALAÇÃO - Sonoridades e Expressões
RESPONSÁVEL: Marisol Miara
RESUMO: a vídeo-instalação apresentará movimentos como forma de expressão a partir da dança e da música.


PERFORMANCE - 2010 A AURORA DA HUMANIDADE

RESPONSÁVEL: Profa. Ivana Dantas

APRESENTAÇÃO MUSICAL: Diego Alexandre Divardim de Oliveira.

REUNIÃO DA APAEP
RESPONSÁVEL: Diretoria da Associação dos Profissionais em Arte-Educação no Estado do Paraná
RESUMO: a APAEP foi reativada recentemente, em agosto deste ano,no 2º ENREFAEB (Encontro Regional de Arte Educadores/ Região Sul), que aconteceu na FAP (Curitiba/PR). Esta reunião tem como objetivo iniciar um trabalho de integração dos profissionais das principais regiões do Paraná, tendo em vista melhores condições para o ensino da arte no nosso estado.
PARTICIPANTES: representantes da APAEP, do Núcleo de Ensino da Maringá, representante de Arte de IES de Maringá e região, professores de arte e alunos dos cursos ligados a Artes de IES de Maringá e região.




OFICINAS

DIA: 26 DE NOVEMBRO
HORÁRIO: 14h AS 16 h

OFICINA 1 - UTILIZANDO FILMES DE FICÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS
RESPONSÁVEL: Denise do Carmo Farago Zanotto (UTFPR)
RESUMO: a oficina busca definir, situar e caracterizar o movimento CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), bem como apresentar uma proposta de trabalho que pode ser realizada com alunos do ensino médio, na qual será utilizado como recurso didático o filme de ficção científica intitulado “Gattaca”.
NÚMERO DE PARTICIPANTES: até 20

OFICINA 2 - FAZENDO ARTE COM MATERIAIS RECICLÁVEIS

RESPONSÁVEL: Angelita Skora (UTFPR)
RESUMO: a oficina abordará questões ambientais e através da reutilização de materiais recicláveis, propiciara a confecção de diferentes objetos como: “porta-treco” e porta lápis. Pretende despertar um pensamento reflexivo e um olhar diferenciado para aquilo que chamamos de lixo.
NÚMERO DE PARTICIPANTES: até 18


OFICINA 3 - METODOLOGIAS DE ENSINO DE ASTRONOMIA.
RESPONSÁVEL: Jefferson Neves Pereira (UEM).
RESUMO: a oficina traz metodologias, teóricas e práticas, para o ensino de Astronomia em sala de aula. Serão abordados temas que podem ser trabalhados desde o Ensino Fundamental, por professores de Geografia e Ciências, até o Ensino Médio, por professores de Física.
NÚMERO DE PARTICIPANTES: até 30


OFICINA 4 - HQS: DA FICÇÃO À REALIDADE ESCOLAR
RESPONSÁVEL: Rute Yumi Onnoda/ Edvan Eron Lovato (UEPG)
RESUMO: a oficina abordará a questão da ficção científica, que nasceu como gênero literário mas encontrou nos quadrinhos um grande disseminador. Apresentará os elementos principais da narrativa e composição das histórias em quadrinhos, segundo a abordagem de Scott MacLoud.
NÚMERO DE PARTICIPANTES: até 20.


OFICINA 5 - FANZINE, A PRÁTICA PELA REFLEXÃO.
RESPONSÁVEL: Diego Alexandre Divardim de Oliveira. (UEPG)
RESUMO: Fanzine é uma publicação direcionada, impressa, de baixo custo e independente. Esta oficina propiciará a prática e reflexões em torno deste tipo de expressão, como e quem faz, a quem se destina, sua função, etc.
NÚMERO DE PARTICIPANTES: ilimitado.


OFICINA 6 - MINIATURAS DE PERSONAGENS DE FICÇÃO CIENTÍFICA EM PAPERCRAFT
RESPONSÁVEL: Lilian Nunes Pereira (UEM)
RESUMO: a oficina tem como objetivo apresentar a arte em papercraft, possibilitando a confecção de miniaturas de memoráveis personagens da ficção científica. O papercraft consiste em um modelo de personagem ou objeto que é construído em um software com fotos retiradas de vários ângulos do objeto que se quer ''modelar''.
NÚMERO DE PARTICIPANTES: até 30


OFICINA 7: CORES E ARTE; A MAQUIAGEM PARA APRIMORAR E VALORIZAR.
RESPONSÁVEL: Marisol Luciane Miara (UEPG)
RESUMO: a oficina abordará o uso da pintura corporal homem através do tempo. Os diferentes povos, utilizaram às cores no corpo e no rosto, com diversos objetivos. Observa-se na atualidade o uso da maquiagem como forma de aprimorar os contornos faciais e valorizar a imagem de quem a utiliza.
NÚMERO DE PARTICIPANTES: até 10


OFICINA 8- SEXUALIDADE TAMBÉM SE APRENDE COM ARTE.
RESPONSÁVEL: Mariângela Przybysz (UTFPR)
RESUMO: a oficina pretende por meio de atividades e dinâmicas trazer aos participantes alternativas para se trabalhar o tema sexualidade com adolescentes. As atividades terão caráter lúdico e participativo com interação da expressão oral, corporal, a percepção, o raciocínio, sensibilidade e a arte.
NÚMERO DE PARTICIPANTES: até 18


OFICINA 9- AMO CIÊNCIAS: IDÉIAS PARA SENSIBILIZAR ALUNOS ATRAVÉS DA ARTE, APRIMORANDO O ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS.
RESPONSÁVEL: José Fabiano Costa Justus (UTFPR)
RESUMO: a oficina visa a execução de 7 (sete) atividades experimentais onde o enfoque cênico se faça presente. Essas atividades atuarão como fator de sensibilização para discentes quanto à presença da ciência em fenômenos de impacto visual, porém, que envolvem conceitos científicos simples. Espera-se que as práticas apresentadas orientem docentes a utilizar a arte para intervir positivamente com o processo de ensino e aprendizagem.
NÚMERO DE PARTICIPANTES: até 15


OFICINA 10- MODELAGEM TRIDIMENSIONAL COM CLAY
RESPONSÁVEL: Profa. Cláudia C. F. Monteiro (UEM)
RESUMO:.a proposta desta oficina é oferecer uma nova técnica de modelagem utilizando o Clay que é uma espécie de argila sintética, semelhante as massas de modelar, muito utilizada na indústria automobilística e também por artistas plásticos. O Clay pode ser reaproveito. O material possibilita a realização de estudo volumétrico de peças de qualquer natureza antes da produção final.
NÚMERO DE PARTICIPANTES: até 15


OFICINA 11 – WEBDESIGN
RESPONSÁVEL: Profa. Cláudia C. F. Monteiro (UEM)
NÚMERO DE PARTICIPANTES: até 15


OFICINA 12 – A FICÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE FÍSICA
RESPONSÁVEL: Profa. Fabiane Ribeiro de Almeida (UTFPR)
NÚMERO DE PARTICIPANTES: até 20


OFICINA 13 – PRODUZINDO ANIMAÇÕES EM STOPMOTION
RESPONSÁVEL: Valéria R. Kaminski (UEPG)
COLABORADORES:
RESUMO:. a oficina abordará a animação através da técnica cinematográfica stop motion, utilizada por muitos diretores de cinema; bem como, vídeos caseiros. Stop Motion significa movimento parado, nesta técnica fotografa-se um objeto, quadro a quadro, e se produz a animação no computador.
NÚMERO DE PARTICIPANTES: até 15


OFICINA 14 – A PRODUÇÃO DE VÍDEOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
RESPONSÁVEL: Elisângela Karine Martins (UTFPR)
COLABORADORES:
RESUMO:. A utilização de recursos didáticos podem ser considerados potencializadores da aprendizagem, bem como elementos motivadores e reorganizadores do ensino na sala de aula. A oficina apresentará uma proposta de trabalho toma lugar na concepção de produção de conteúdo com recursos audiovisuais.
NÚMERO DE PARTICIPANTES: até 2


OFICINA 15 – EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO DA REUTILIZAÇÃO DE EMBALAGENS DE PAPEL E PLÁSTICOS
RESPONSÁVEL: Raquel Cristina Serafin Menegazzo (UTFPR)
COLABORADORES: Rita de Cássia da Luz Stadler e Angélica Góes Müller Morales
RESUMO: a oficina tem como um dos objetivos aprofundar, por meio de leitura de textos, o aprofundamento do tema (Educação Ambiental) e suas reflexões. Ocorrerão atividades práticas para a reutilização de materiais, onde os alunos escolherão materiais destinados ao descarte e os reutilizarão para finalidades diversas. O objetivo desta etapa é identificar as vantagens econômicas e ambientais resultantes de processos artesanais ou industriais de reciclagem.
NÚMERO DE PARTICIPANTES: até 15

Nenhum comentário:

Postar um comentário